| Uma Comunidade de Comunhão - Adoração - Serviço | Culto aos Domingos ao vivo e presencial às 10h15 e às 18h | Ação Social | Café com Bíblia | Reunião de Oração | Boletim Dominical Online | Nossos Campos Missionários: | Anápolis - GO >> Pr. Charles | Aparecida de Goiânia - GO | Avelar - RJ >> Pr. Neilon | Paty dos Alferes - RJ >> Diacs. Rogério, Altino e Luciene | Belford Roxo - RJ >> Pr. Hamilton | Coophavila II - MS >> Pr. Luiz Carlos | Portal Caiobá - MS >> Missionária Rosângela |

IECVC - Home

JESUS TRANSFIGURADO – Mc 9,2-9

Com essa narrativa, Marcos quer ajudar as comunidades a perceberem que a cruz, em vez de ser escandalosa ou uma loucura, revela a fidelidade de Jesus à defesa da vida, ao projeto do Pai. Primeiro, apresenta a vida de Jesus transfigurada, com um novo brilho, um novo sentido (Marcos 9,2-4). Ela revela a força de Deus. Manifesta a sua glória na fidelidade de seu ungido até as últimas consequências. Ao mesmo tempo, a transfiguração de Jesus manifesta, de um lado, a condenação de Deus sobre a violência imposta pelos poderes deste mundo. Segundo, revela também a exaltação, o reconhecimento de quem dá sua vida em favor do projeto do Reino e de sua justiça, como fiel servidor.

Ao lembrar um alto monte em um lugar deserto, vem à memória o brilho da aliança de Deus com seu povo liberto da casa da escravidão e a caminho da partilha do pão, do poder e da terra. Em Jesus, renova-se essa aliança, esse mesmo projeto libertador, projeto de vida.

Elias é o representante da profecia. Moisés faz lembrar não somente o êxodo, mas também todo Pentateuco, toda lei, que a tradição judaica atribuía a ele. Por um lado, a lei e os profetas, isto é, todas as Escrituras, se realizam em Jesus. Ou seja, o Nazareno dá continuidade à primeira aliança, levando-a a sua plenitude. Por outro lado, a comunidade de Marcos apresenta Jesus como um profeta que, como os profetas Elias (1 Rs 17,1) e Moisés (Dt 18,15), veio anunciar um novo êxodo de liberdade para seu povo. O fato de Jesus subir no alto de uma montanha (Mc 9,2) confirma esta perspectiva, pois é uma referência ao monte Sinai, no qual, segundo as narrativas de Êxodo 19-24, Deus deu a conhecer ao povo o seu projeto de vida e de liberdade. Se lá Moisés teve a responsabilidade de mediar a aliança, agora essa mediação é tarefa de todas as comunidades representadas pelos três apóstolos. A roupa resplandecente, muito branca, tal como também resplandecera a face de Moisés no monte Sinai (Marcos 9,3; Êxodo 34,29-35), manifesta a glória de Deus em Jesus vitorioso sobre a morte. Desta forma, o relato da transfiguração de Jesus pré-anuncia o tempo glorioso do reinado do Messias que, junto com o seu povo, há de preparar o mundo para um novo tempo anunciado por Deus.

Pr. Bernardino

VERSÍCULO DO MÊS DE MARÇO

“Então eu disse: ‘Eis aqui estou! No rolo do livro está escrito a meu respeito. Estou aqui para fazer, ó Deus, a tua vontade.” Hebreus 10.7

NOSSOS HORÁRIOS

...
Domingo

Escola Dominical 09:00h

Culto Matinal 10h15min

Culto Noturno 18:00h

...
Quarta-feira

Estudo bíblico 19:00h

...
Assista o nosso culto online, através do youtube, domingo às 10h15 e às 18h.

NOTÍCIAS

Aviso Importante
Boletim online
...
Faça o download do seu boletim semanalmente.

Download

Posts Recentes

Boletim online download

COMUNHÃO - ADORAÇÃO - SERVIÇO

SANTA CEIA

É um memorial instituído pelo Senhor para a sua Igreja. O pão e o vinho simbolizam o corpo e o sangue de Jesus Cristo, oferecidos a Deus para a remissão dos pecados de todo aquele que nele crê. Ao participarmos da mesa do Senhor, em comunhão com os nossos irmãos e irmãs na fé, anunciamos a morte do Senhor Jesus e renovamos a espera por sua vinda. A nossa Igreja celebra a Santa Ceia aos primeiros domingos de cada mês, nos meses ímpares no culto da noite e nos meses pares no culto matinal.

CALENDÁRIO LITÚRGICO

O Ano Litúrgico é o “calendário religioso”. Por ele, o povo cristão revive anualmente todo o Mistério da Salvação centrado na Pessoa de Jesus, o Messias. O Ano Litúrgico contém as datas dos acontecimentos da História da Salvação; contudo, não coincide com o ano civil, que começa no dia primeiro de janeiro e termina no dia 31 de dezembro.

Biblioteca

A Biblioteca da Igreja conta com um vasto acervo, você poderá escolher livros para ler. Os que quiserem consultar algum livro na biblioteca e ou fazer algum empréstimo, só entrar em contato com a secretaria e agendar.